:

  • Marinha Envia Oxigênio Para O Amapá Devido A Surto De Gripe No Estado


  • Região está vivenciando um surto de crises respiratórias que vem afetando, principalmente, crianças de até seis anos

Neste domingo (21), a Marinha enviou dois recipientes de oxigênio para o estado do Amapá, que enfrenta um surto de síndrome gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), tendo recentemente declarado estado de emergência na saúde pública. 

Crianças com até seis anos têm sido especialmente afetadas, apresentando complicações decorrentes de casos de bronquiolite, gripe e COVID-19, resultando em quatro mortes registradas até o momento.

Para auxiliar nessa situação, a Marinha está transportando 32.695 metros cúbicos de oxigênio gasoso. O Navio de Apoio Oceânico "Iguatemi" partiu da Base Naval de Val de Cães, em Belém (PA), por volta das 2h da madrugada de domingo (21) com destino a Santana (AP), onde a carga será entregue. 


Essa quantidade de oxigênio está sendo armazenada em dois tanques criogênicos, e a previsão é que o deslocamento leve aproximadamente 48 horas.

Além do reforço no fornecimento de oxigênio, o navio também está levando equipamentos hospitalares, incluindo um vaporizador atmosférico e um misturador de ar medicinal.

No período de janeiro a maio deste ano, houve um aumento de mais de 108% nas internações de crianças com síndromes gripais. 

Como medida de enfrentamento, o governador do Amapá, Clécio Luís, e a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, estiveram no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) na última quinta-feira, 18, para inaugurar 94 novos leitos, entre leitos clínicos e de terapia intensiva (UTI). 

Essa ação permitiu a transferência de aproximadamente 50 crianças que estavam internadas nos corredores do Pronto Atendimento Infantil (PAI).